Teresinha e declarada Santa pela igreja Católica
Teresa de Lisieux, nascida há 150 anos, escolheu o “pequeno caminho” para ir para o céu. Canonizada apenas dois anos após sua beatificação, muitos milagres são atribuídos a ela. Eles atestam a ligação especial que a pequena freira Carmelita tinha com as pessoas e a ajuda que ela lhes dava em sua angústia
“Pela autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo (…) declaramos santa a bem-aventurada Teresa do Menino Jesus”. A mulher carinhosamente conhecida como “la petite Thérèse” (Santa Teresinha), canonizada em 17 de maio de 1925 pelo Papa Pio XI, une-se assim à longa procissão dos santos. O ano 2023 marca tanto o 150º aniversário do nascimento quanto o 100º aniversário da beatificação da jovem Carmelita. Nesta ocasião, começa um ano jubilar, aberto no domingo 8 de janeiro por Dom Jacques Habert, bispo de Bayeux e Lisieux.
Na França e no mundo inteiro, ela é honrada e agradecida por sua constante intercessão e, muitas vezes, pelos milagres realizados, as “chuvas de rosas” que ela prometeu antes de ir para o Pai. Assim, há muitos testemunhos de milagres, mesmo depois de sua morte, quando os peregrinos visitam seu túmulo. No entanto, apenas alguns deles levaram Teresa a tornar-se uma santa aos olhos da Igreja Católica.