
Na data de 05 de novembro de 2025 a Desembargadora Maria Erotides Kneip, veio a sorriso para a inauguração da Casa Aconchego, que dará auxilio a mulheres que precisão de ajuda, e por ser uma pessoa muito Religiosa foi convidada pela Primeira Dama do Município Mara Fernandes a conhecer o Santuário Nossa Senhora do Sorriso,



Conheça um pouco sobre a Desembargadora Maria Erotides Kneip
A desembargadora Maria Erotides Kneip é uma figura de destaque na defesa da mulher em Mato Grosso, coordenando a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) do TJMT. Ela trabalha em colaboração com a Assembleia Legislativa e o Ministério Público para fortalecer ações de combate à violência doméstica e à cultura do machismo, além de coordenar a implementação de medidas de apoio e proteção às mulheres, como as previstas no protocolo de intenções assinado em setembro de 2025, que inclui o uso de botões de pânico e monitoramento eletrônico de agressores.
Atuação e iniciativas
Coordenadora da Cemulher: Lidera a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMT, que oferece apoio jurídico, psicológico e psiquiátrico a mulheres vítimas de violência.
Combate à violência: Participa ativamente de reuniões e eventos com outras instituições, como a Assembleia Legislativa e o Ministério Público, para reforçar o combate à violência contra a mulher e a erradicação da cultura machista.
Prevenção: Enfatiza a importância da prevenção desde a infância e adolescência, buscando reduzir os índices de feminicídio no estado através de projetos e ações educativas.
Cooperação entre poderes: A desembargadora é uma das protagonistas na assinatura do protocolo de intenções com o Poder Judiciário, o Ministério Público e outras forças de segurança para otimizar o atendimento a vítimas de violência doméstica e familiar.
Iniciativas de acolhimento: Foi responsável pela coordenação de ações que levaram a uma expansão da estrutura da Cemulher, que é referência nacional em políticas públicas para a defesa da mulher.
Palestra sobre a Cemulher: Ministrou palestras sobre as ações da Cemulher-MT, como no II Evento Anual sobre Violência Doméstica.
Experiência profissional: Além da atuação na defesa das mulheres, Maria Erotides Kneip tem uma vasta experiência como juíza e lecionou em diversas instituições, como a UFMT e a Universidade de Cuiabá.







