Em 2004, Pe. Valdir Luiz Koch, ficou sabendo de Nossa Senhora do Sorriso, e Juntamente com alguns fiéis da Paróquia São Pedro Apóstolo, onde ele já era Pároco, criou-se a Diretoria da Associação Santuário de Nossa Senhora do Sorriso. O objetivo era divulgar a devoção à Nossa Senhora do Sorriso e construir uma Igreja em Honra à Santa, para depois, elevá-la a Santuário. No ano de 2005 foram adquiridas duas imagens grandes de Nossa Senhora do Sorriso, onde uma ficou no capitel que fica localizado no terreno adquirido para este futuro Santuário e a outra imagem para ser colocada na entrada da cidade de Sorriso. Algumas dificuldades foram enfrentadas, mas com a autorização do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), foi possível a Instalação da imagem.



Em 2011, a BR 163 passou por reparos e a imagem foi removida provisoriamente das margens da rodovia.
A história continua com Erica Scheneider. Após uma viagem à Medjugorje através de uma excursão religiosa, ela sentiu desejo em contribuir com a edificação de uma imagem religiosa na entrada da cidade de Sorriso MT. Então, em 2015, procurou o Pároco da Igreja São Pedro Apóstolo para recolocar a imagem que havia sido retirada do local. Por coincidência ou providência Divina, ao chegar na casa Paroquial, o Padre Sita também estava com o mesmo pensamento e já tinha em mãos, um pedido solicitando a recolocação da imagem. Eles se uniram e e mesmo diante de vários desafios, não perderam a esperança e com muita insistência conseguiram a autorização para recolocar no mesmo local, a Imagem de Nossa Senhora do Sorriso. À partir daí, Érica que é artesã, recebeu o apoio de outros fiéis e uma gruta foi construída, tornando-se um cartão postal para a cidade de Sorriso-MT.

Quando tudo parece ter dado certo, Sorriso amanheceu com uma triste notícia: haviam derrubado a imagem da gruta e ela estava no chão em pedaços. Isso aconteceu em 12 de Março de 2017. Quando ficou sabendo, Erica Scheneider mais uma vez pediu ajuda e levou a imagem quebrada até sua casa onde a restaurou e essa obra foi além. Depois de restaurar imagem, ela também fez com suas próprias mãos, uma imagem outra, a do Padroeira de Sorriso, São Pedro Apóstolo, porém, desta vez, as duas imagens foram feitas de material maciço, dificultando assim fossem danificadas. O fato aconteceu em agosto de 2017 onde desde então, as duas imagens se encontram até hoje e pode ser vista por todos que passam pela rodovia 163 em Sorriso.

Imagens Jornal da época

Imagens da Gruta de Nossa Senhora do Sorriso em dezembro 2024








